Alimentos Permitidos na Dieta Detox

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma Dieta Detox para ser bem sucedida depende em parte dos alimentos que costumamos ingerir. Todos os alimentos naturais fazem bem à saúde, mas nem todos possuem substâncias detox. Dessa forma é de suma importância saber um pouco mais sobre os alimentos detox para não sentir dificuldade na hora de fazer sua dieta. Veja agora os alimentos permitidos na dieta detox.

Alimentos Permitidos na Dieta Detox

 

legumes-frutas-e-verdudas

 

Para não estender muito nem deixar esse assunto demasiadamente complicado vou separar de forma bem simples os alimentos que você não só pode como deve comer e aqueles que você nem pode chegar perto. Para começar saiba que os alimentos permitidos na dieta detox são todos “alimentos de verdade”, ou seja, aqueles que a natureza nos oferece, sem processos químicos e que não são industrializados.

Água

agua saudavel

Vou começar com o mais conhecido e mais importante entre os alimentos permitidos na dieta detox: A água! Esse precioso líquido é na verdade o combustível do nosso corpo e todo o funcionamento do mesmo depende dele.

Para se ter noção da importância da água em uma dieta detox, tenha em mente que ela sozinha consegue acelerar nosso metabolismo quando ingerida gelada. Beba no mínimo 2 litros de água por dia, mas não exagere, pois seu excesso pode provocar retenção de líquido.

Legumes Frutas e Verduras

por-que-e-importante-comer-frutas-legumes-e-verduras

Embora a dieta em questão sirva para várias coisas o maior objetivo dela é desintoxicar o organismo das toxinas que ingerimos diariamente. Você deve se perguntar de onde vêm essas toxinas… Pois bem. As toxinas estão presentes em alimentos ruins como todos aqueles industrializados e mesmo em frutas e verduras, alimentos permitidos na dieta detox, também encontramos substâncias que intoxicam o corpo como, por exemplo, os agrotóxicos contidos nelas. A poluição do ar também é responsável por nos intoxicar constantemente.

Prefira alimentos orgânicos para não correr riscos, mas caso não consiga encontrá-los ainda sim é importante a ingestão de frutas, verduras e legumes. Existem algumas receitas na internet que garantem livrar esses alimentos quase que totalmente dos venenos.

Folhas Verdes

vegetais-verde-escuros-verduras-detox

 

As folhas verdes são ricas em clorofila e são desintoxicantes muito potentes, por esse motivo os sucos verdes são muito utilizados em dietas detox. Couve, alface, Brócolis, espinafre, hortelã, rúcula, agrião etc. são fazem parte dos alimentos permitidos na dieta detox. Quanto mais forte for o verde das folhas melhor.

Frutas Cítricas

 

frutas-citricas-beneficios-e-propriedades

A maioria das frutas possui vitamina C, vitamina importante em todo o processo de desintoxicação, pois fortalece nosso sistema de defesa, ajudando as células deterioradas pelas toxinas a se recompor. Tomar sucos detox é importante, mas opte por misturas folhas, água e um pedacinho de fruta, pois quando processamos as frutas perdemos fibras e concentramos açúcares.

Chás

cha-desintoxicante-de-canela-e-mel

Os chás também podem e devem ser ingeridos na dieta detox, principalmente quando a mesma é utilizada para perda de peso, já que muitas vezes podem ser ótimos termogênicos, como o chá preto, chá verde, chá branco, chá de gengibre etc.

Alimentos Saudáveis, Mas Não Obrigatórios

Grãos

dieta-detox-graos

 

Os grãos são ótimos para promover sensação de saciedade ao organismo. No caso da dieta para emagrecer são imprescindíveis, mas apenas para desintoxicar não são obrigatórios.

Ovo

 

ovo-na-dieta-detox

O ovo pode e deve ser consumido, mas opte pelo ovo caipira que são naturais, mas nutritivos e, portanto, a probabilidade de possuírem toxinas é muito pequena. Deve ser ingerido cozido e sem sal.

 

Alimentos proibidos nas Dietas Detox

Agora chegou a vez dos vilões da boa alimentação.

Carnes Vermelhas

a-carne-vermelha-e-boa-ou-ma-para-a-saude

 

Embora sejam muito nutritivas e necessárias para quem tem quadros de anemia, elas também possuem toxinas que intoxicam nosso organismo, por isso dê preferência às carnes brancas. Se precisar comer por indicação médica ingira em menores quantidades.

Laticínios

 

laticinios-para-saude

Você sabia que por muito tempo os seres humanos não conseguiam digerir leite? A bebida é altamente prejudicial à nossa saúde, mas com o tempo fomos nos acostumando. Esse é apenas um dos motivos para não ingerimos o leite, o outro é a quantidade de gorduras que o mesmo tem.  O iogurte desnatado é liberado.

Farinha Refinada

farinha-refinada

Alimentos feitos com farinhas refinadas não são permitidos. Infelizmente aquele pãozinho France, o bolo da vovó etc. terão que sair de sua alimentação. Opte pelos alimentos feitos com farinha integral.

No final ficou fácil saber quais são os alimentos permitidos na dieta detox. Qualquer pessoa pode começar a fazer sem muitas dificuldades, mas caso você tenha algum problema de saúde, o melhor é consultar seu médico antes. Que tal compartilhar esse post para que os amigos também fiquem por dentro dessa novidade?

 Leia Mais Sobre Desintoxicação e Emagrecimento:

 

Recomendados Para Você: