Alimentação Saudável

Alimentação saudável

A alimentação saudável baseia-se num princípio simples: nenhum tipo de alimento, seja carboidrato, proteína ou gordura, é capaz de proporcionar sozinho todos os nutrientes necessários para o organismo. A dieta ideal deve conter alimentos de todos  os grupos.

Visando promover a saúde e os hábitos alimentares saudáveis, o Ministério da Saúde criou diretrizes sobre a alimentação ideal. De acordo com elas, a alimentação saudável deve:

  1. Ser rica em grãos (arroz, milho e trigo), raízes e tubérculos (mandioca, cará, batata, inhame), massas e pães (especialmente na forma integral) e outros alimentos com teor d amido.
  2. Ser rica e variada em frutas, legumes, verduras e leguminosas(os diversos tipos de grãos, como: feijão, lentilha, ervilha seca, fava, soja, grão-de-bico) e outros alimentos capazes de fornecer proteínas vegetais.
  3. Incluir quantidades moderadas de carnes, ovos, laticínios e demais produtos de origem animal.

Dietas constituídas por essa variedade de alimentos possuem vitaminas, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e fibras necessárias, além d proporcionar o número de calorias de que o organismo precisa para funcionar adequadamente, desde que não haja consumo excessivo.

213

Os dez passos da alimentação saudável

  • Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar e 2 lanches saudáveis entre as refeições. Não pule nenhuma etapa.
  • Inclua, diariamente, nas refeições, 6 porções do gruo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas) e dos tubérculos (batatas e raízes, como a mandioca). Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.
  • Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato da culinária brasileira é uma combinação completa de proteínas e é bom para a saúde.
  • Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura das carnes e a pele das aves antes da preparação para tornar esses alimentos mais saudáveis!
  • Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
  • Evite o excesso de refrigerantes e sucos artificiais, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas.
  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
  • Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência a seu consumo nos intervalos das refeições.
  • Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo.

Voltar para o topo

[back-redirect link=”http://mon.net.br/19n66?src=back-redirect-artigos-para-pg-vendas”]

[blank-reload reload=”http://mon.net.br/19n67?src=pg-avaliacao-blanck-reload-artigos”]

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *