Alimentar Corretamente

Uma alimentação saudável deve ser racional e bem equilibrada, contendo alimentos que forneçam uma quantidade regular de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, do seu equilíbrio. É necessário escolher bem s alimentos, variando sempre para evitar a monotonia e o desequilíbrio entre os nutrientes. Nas refeições é importante que se tenha pelo menos um alimento de cada grupo da pirâmide alimentar. Variar na qualidade e adequar na quantidade garante a disponibilidade de um pouco de cada nutriente, equilibrando a alimentação. Mais um ponto importante para a correta alimentação é a seleção e o consumo do alimento o mais próximo  possível de seu estado natural. A aplicação de técnicas culinárias adequadas e a diminuição do consumo de alimentos processados reduzem a ingestão de produtos sintéticos e contribuem para que não ocorram interferências na absorção adequada dos nutrientes. A ingestão de legumes, verduras e frutas in natura, além de fornecer mais vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, também contribui para maior saciedade.

NA HORA DA REFEIÇÃO ALIMENTE-SE CORRETAMENTE

Procure alimentar-se com calma, prestando atenção ao que se come e saboreando os alimentos. A sensação de sabor só é sentida na língua. Quando se mastiga devagar, sentindo o sabor dos alimentos, várias sensações são mandadas para a parte central do sistema nervoso, inclusive as de satisfação e prazer. A digestão do alimento começa na boca. Quando mastigamos depressa, engolimos os alimentos em pedaços grandes, juntamente com o ar (podendo causa flatulência), e o alimento chega muito rápido ao estômago, não dando tempo de avisar a parte central do sistema nervoso de que já estamos satisfeitos. Assim, comemos mais que o necessário. Portanto, o simples ato de mastigar com calma, saboreando a refeição, ajuda a ingerirmos uma quantidade suficiente de alimento, evitando os excessos tão prejudiciais ao equilíbrio do nosso organismo, além de melhorar o processo de digestão e absorção dos nutrientes ingeridos.

PIRÂMIDE ALIMENTAR

Alimentar Corretamente

A pirâmide alimentar é um importante guia de orientação alimentar para indivíduos sem patologias. Por ela é possível verificar os alimentos que devem ser consumidos e as quantidades adequadas para obter uma alimentação saudável e equilibrada. Foram organizados oito grupos de alimentos adaptados aos hábitos alimentares brasileiros e estabelecido o número de porções para cada grupo. Para isso, foram utilizadas medidas usuais para a população brasileira com o respectivo peso em gramas. As porções foram estimadas em função do valor energético total (VET) da dieta e da energia de cada grupo alimentar, respeitando-se a forma de consumo usual do alimento.

Voltar para o topo

Recomendados para você:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *