Alimentos Antioxidantes – O que é Isso?

Substâncias antioxidantes são encontradas principalmente em frutas e hortaliças coloridas, oleaginosas, carnes (peixes) e cereais, tendo como principal função o combate aos radicais livres, neste artigo vamos conferir o que são Alimentos Antioxidantes .

Alimentos-antioxidantes

O que são Alimentos Antioxidantes ?

Os radicais livres são substâncias que reagem na presença de oxigênio e promovem danos às células. Essas lesões estão associadas ao processo de envelhecimento de tecidos e ao surgimento de doenças crônicas, e doenças cardiovasculares. Veja alguns exemplos:

Vitamina C: aumenta a resistência às infecções e é importante na resposta imune; atua como antioxidante hidrossolúvel geral; protege as vitaminas A e E dos processos oxidativos, “varrendo” os radicais livres responsáveis pelas agressões às células. É encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas e vegetais verdes-escuros (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate, goiaba etc.).

Vitamina E: Age contra os peróxidos lipídicos e previne danos à membrana celular. É muito eficiente sob altas concentrações de oxigênio. É encontrada, principalmente, no gérmen de trigo, óleos de soja, arroz, milho, girassol, amêndoas, nozes, castanhas do Brasil, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes.

Vitamina A: Age contra os peróxidos lipídicos. É encontrada principalmente em alimentos de cor alaranjada-verde, como cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco, brócolis e melão.

Bioflavonoide: Inibe substâncias que predispõem o aparecimento de câncer. É encontrado em frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas.

Licopeno: Inúmeros estudos o relacionam com a diminuição de risco para alguns tipos de câncer, como o de próstata. É uma substância encontrada principalmente no tomate e que se torna mais disponível quando submetido ao aquecimento/cozimento. O que são Alimentos Antioxidantes

Isoflavonas: Inibem o acúmulo de  estrogênio e destroem as enzimas cancerígenas. Encontradas principalmente na soja.

Ácido graxos ômega 3: Combatem a inflamação. Encontrados no óleo de canola, linhaça, nozes, peixes de águas frias e profundas (arenque, sardinhas, atum, salmão).

Betacaroteno: Previne danos à membrana celular. Complementa a ação da vitamina E. Encontrado em vegetais verde-escuros e amarelo-alaranjados.

Além do alimentos antioxidantes temos  o alimentos Combinados

Alimentos combinados são alguns pratos que comemos e são feitos de vários ingredientes, logo, de diversos grupos de alimentos. Para entender melhor, vejo o exemplo: O que são Alimentos Antioxidantes

Olhando parece um pouco complexo, mas observe bem a pirâmide alimentar. Um pouco de mingau possui o grupo de carboidratos e proteínas. Provavelmente você nunca tenha reparado a mistura por falta de tempo ou até mesmo por ter dúvidas de como utilizar a pirâmide.

Quantas vezes isso pode ter acontecido! Agora que sabe, comece a prestar mais atenção e a verificar as combinações do dia a dia, tornando sua alimentação mais saudável.

Outra combinação dessa parte pode ser encontrada também em lanches bem elaborados que contenham pão (carboidratos), queijo (proteína) e hortaliças (agrião, tomate e pepino).

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