Alimentos Saudáveis – A importância das Cores!

Alimentos saudáveis - Coloridos

Uma refeição colorida pode ser mais que atraente. As cores dos alimentos saudáveis indicam substâncias importantes para o organismo e quanto mais coloridas forem as refeições, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional.Ter uma alimentação saudável é claro que não existe uma regra, Mas na maioria das vezes funciona dessa maneira. As cores dos vegetais trazem diferentes pigmentos importantes para a saúde.

A cor dos alimentos saudáveis é uma ótima pista para selecionar ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Outra vantagem é o poder da saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos, pois quando você presta mais atenção à comida e saboreia cada alimento, percebe mais o que está comendo e o momento em que atingiu o seu ponto de saciedade, evitando a ingestão por impulso. Conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos as cores e os sabores.

 

Alimentos saudáveis – Coloridos

Violeta/roxo/preto

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  • Alimentos saudáveis nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1, essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia.
  • Há também outros minerais, potássio e vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestório e retardam o envelhecimento.
  • A maioria dos alimentos deste grupo possui antioxidantes que previnem doenças.

Exemplos: açaí, alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, alho roxo, ameixa-preta, amora, azeitona preta, batata-roxa, berinjela, beterraba, cebola roxa, figo roxo, framboesa, feijão-preto, jabuticaba, jamelão, mirtilo, repolho roxo e uva roxa.

 

Vermelho

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  • O vermelho é consequência do licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente, aparece associado à vitamina C, formando uma dupla poderosa, com efeito antioxidante.
  • Esses alimentos são fontes de carotenoides, que são precursores da vitamina A.
  • Bons para o coração e para a memória, reduzem o risco do aparecimento do câncer e fortalecem olhos e pele.

Exemplos: acerola, cebola vermelha, cereja, ciriguela, goiaba vermelha, grapefuit, maça, melancia, morango, pera vermelha, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, romã, tomate e uva vermelha.

 

Amarelo/alaranjado

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  • O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou da pró-vitamina A.
  • Principais propriedades: efeito antioxidante, manutenção da visão noturna adequada, aumento da imunidade, promoção da elasticidade da pele, melhora do brilho dos cabelos, fortalecimento das unhas.

Exemplos: abacaxi, abóbora, ameixa-amarela, batata-baroa, batata-doce, batata-inglesa, caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, gengibre, kino, laranja, mamão, manga, maracujá, milho, mexerica, morango, melão, nectarina, pêssego, pimentão amarelo e tangerina.

 

Alimentos Verde

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  • Os alimentos saudáveis verdes têm essa coloração devido à clorofila.
  • Possuem quantidades consideráveis de diversos outros nutrientes, como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio.
  • Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

Exemplos: abacate, abobrinha verde, acelga, agrião, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, couve, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, chicória, chuchu, ervilha, espinafre, jiló, kiwi, limão, maxixe, mostarda, manjericão, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, rúcula, salsa, uva verde e vagem.

 

Marrom/bege

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  • Além das fibras, os alimentos deste grupo fornecem grande diversidade de vitaminas e minerais fundamentais para o equilíbrio e a regulação do organismo como um todo.
  • Cereais e sementes representam melhor esse grupo. Eles regulam o funcionamento do intestino, controlam como vasodilatadores, anticoagulantes e ajudam na prevenção da fadiga.

Exemplos: amêndoas, arroz integral, aveia, castanhas, centeio, cevada, feijão, gergelim, grão-de-bico, lentilha, linhaça, nozes, pão integral, soja, tamarindo e trigo.

 

Branco

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  • Encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonoides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.
  • Ricos também em cálcio e fósforo, os leites e produtos lácteos são fundamentais na manutenção de ossos, na respiração das células, além de auxiliarem no metabolismo das proteínas.

Exemplos: aipim, aipo, alho, alho-poró, atemoia, aspargo, banana, batata-baroa branca, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, feijão-branco, graviola, inhame, leites e produtos lácteos, lichia, mangostin, nabo, palmito, pera e pinha.

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