Chá Verde

Chás fazem parte da dieta do ser humano há milênios, mas apenas mais recentemente algumas propriedades emagrecedoras foram descobertas dentre as muitas opções de ervas. Uma delas é o chá verde, que se tornou queridinho entre os famosos. Mas afinal, por que o chá verde emagrece?

Muito se diz sobre os benefícios dos chás associados à dieta. Descubra aqui todos os benefícios do chá verde, por que ele emagrece, e algumas dicas de consumo que vão te ajudar a consumi-lo da melhora forma.

Chá Verde

 

Benefícios do chá verde

 

  • Sensação de saciedade:

O chá verde emagrece, dentre outros motivos, porque possui a capacidade de interagir com o hormônio do nosso corpo que é responsável por fornecer a sensação de saciedade. Logo, ingerir o chá cerca de meia hora antes das principais refeições pode diminuir consideravelmente sua vontade de encher o prato.

  • Acelera o metabolismo:

Além de aumentar a sensação de saciedade, essa erva também ajuda o corpo a queimar calorias! Nela podemos encontrar a cafeína, além de poderosos antioxidantes, que ajudam a acelerar a taxa metabólica do organismo, ou seja, aumentam a produção de energia pelo organismo e, consequentemente, a queima de calorias para produção de tal energia.

Mas atenção, esse benefício não aparece de um dia para o outro. É necessário cerca de 3 meses de consumo para sentir a diferença.

  • Combate o envelhecimento:

Como dito acima, o chá verde possui vários antioxidantes, que por sua vez ajudam a bloquear a ação dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

É possível encontrar na erva a presença de vitaminas C e E, além de carotenos, substâncias conhecidas por melhorar a saúde e o aspecto da pele, prevenindo assim as temidas rugas.

  • Ajuda na digestão:

Nos países asiáticos, muitas pessoas possuem o hábito de tomar chá verde junto das refeições, isso porque, diferente de outros chás, essa erva age como um ótimo digestivo, ou seja, outro motivo pelo qual o chá verde emagrece.

xícara cha verde

 

 

Chá verde emagrece e há várias formas de consumi-lo! 

Apesar dos vários benefícios, o chá verde possui uma característica ruim: o sabor. É possível sim acostumar com o amargo do chá, mas algumas pessoas não conseguem se adaptar.

Porém, isso não é mais motivo para não usufruir dos benefícios desse chá. Atualmente o mercado fornece mais de uma forma de consumir chá verde. Além da erva, você pode encontrar a versão em pó solúvel, e até versões em cápsulas!

Mas é bom salientar, apenas a erva traz consigo todos os benefícios originais do chá.

cápsulas cha verde

 

Até mesmo a versão em saquinho não contém todos os nutrientes que o chá verde pode oferecer. Isso acontece porque no momento de fabricação do chá em saquinho, além das folhas e brotos, a indústria inclui pedaços do caule da planta, que não contêm tantas substâncias boas quanto as folhas e brotos.

chá verde emagrece

Modo de preparo do chá verde:

Leve a água ao fogo e preste atenção na temperatura. Para preparar o chá verde, a água não pode chegar a ferver por completo. Quando ela começar a soltar pequenas bolhas, esta na hora de desligar o fogo e adicionar a erva (uma a duas colheres de sopa para 500 ml de água). Abafe por cerca de 10 minutos e estará pronto para consumo.

É preciso ter limites.

O chá verde emagrece, mas é preciso saber consumir. Por conter cafeína, a erva pode causar insônia e piorar casos de gastrite (por aumentar a secreção gástrica).  Portanto, não é aconselhável ultrapassar o consumo diário de 600 ml de chá.

Voltar para o topo

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *