Detox – Tire Suas Dúvidas

A dieta detox (ou dieta desintoxicante), defende o consumo de frutas, legumes, verduras, além de água, chás e sucos. Quem segue essa dieta acredita que a ingestão desses alimentos potencializa o bom funcionamento dos rins e fígado e, com isso, ajuda o organismo a se livrar das toxinas acumuladas ao longo dos anos.

Essa dieta é mais recomendável para aquelas pessoas que extrapolaram no consumo de alimentos calóricos e prejudiciais, como os industrializados, doces e frituras, além de bebidas alcoólicas e refrigerantes.


dieta-detox

 

 

Como funciona a dieta detox:

Pode ser feita por 2 dias (período em que apenas líquidos são consumidos), ou por até uma semana (em que alguns sólidos também estão liberados)

Cardápio:

Para quem quer seguir a dieta por 2 dias: Consumo exclusivo de líquidos, como sucos, chás e sopas, sempre feitos a partir de alimentos diuréticos, principais responsáveis pela eliminação das toxinas através da urina.

Para quem vai seguir a dieta por uma semana: Melhor optar por incluir alimentos sólidos de baixo teor calórico, como filé de frango grelhado, peixe, frutas, legumes, verduras, iogurtes light e cereais integrais.

 

opcoes-de-dieta-detox

 

 

Vantagens da Dieta Detox ou Desintoxicante

  • Como são ingeridos diversos alimentos diuréticos, o dia todo, mesmo que apenas em dois dias, a dieta mantém o corpo hidratado e ao mesmo tempo libera as toxinas na forma de líquidos, ou seja, além de limpar o organismo, ajuda na eliminação de líquidos, um dos principais responsáveis pela sensação de inchaço. Portanto, a ingestão de alimentos diuréticos pode promover uma redução de peso considerável.

 

  • Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes significa abastecer o organismo com vitaminas e minerais essenciais, inclusive de funções antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce das células, e fibras, que promovem sensação de saciedade e melhor funcionamento do intestino.

Desvantagens da Dieta Detox ou Desintoxicante

  • Nosso corpo precisa ingerir uma quantidade determinada de calorias diariamente, para que realize de forma correta todas as suas funções. Essa dieta apresenta uma densidade calórica muito baixa, ficando bem abaixo das necessidades energéticas de um adulto. Portanto, passar muitos dias se alimentando dessa forma pode resultar em quadros de mal estar, fraqueza, tonturas, vertigens, a até mesmo desmaios. Visto isso, não é recomendável a prática de qualquer atividade física durante o período de dieta.

 

  • O baixo consumo de gorduras pode dificultar a absorção de vitaminas lipossolúveis pelo organismo. A baixa ingestão de proteínas pode comprometer a formação de hormônios e reparação de tecidos (o que causa perda de massa magra) e pode também diminuir os níveis de ferro do corpo, principal causa para quadros de anemia.

 

  • Essa dieta promove a perda de líquidos pelo corpo, ou seja, você emagrece, mas a diferença não se dá pela queima de gordura, e sim pela perda de líquidos que estavam acumulados pelo corpo.

 

  • A sensação de saciedade não é muito estimulada, já que os líquidos (predominantes na dieta detox) não necessitam da mastigação.

 

Venha ver outras dietas, como Dieta dos pontos

Retornar para a pagina inicial

[back-redirect link=”http://mon.net.br/19n66?src=back-redirect-artigos-para-pg-vendas”]

[blank-reload reload=”http://mon.net.br/19n67?src=pg-avaliacao-blanck-reload-artigos”]

Recomendados para você:

4 Comentários



  1. Muito bom, super esclarecedor. Também recomendo. Continue com o seu bom trabalho. Valeu 😉

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *