Dieta Dukan – Prós e Contras

A dieta dukan foi desenvolvida há cerca de 10 anos pelo nutricionista francês Pierre Dukan. Ficou mundialmente conhecida pela eficiência em secar quilos em pouco tempo. Mas afinal, a dieta dukan vale a pena? Quais são seus prós e contras? Confira aqui também Dieta Atkins .

Vamos la para Dieta Dukan.

Primeiramente, a dieta é dividida em quatro fases:

Fase de Ataque: 

A Fase de Ataque tem duração de 2 a 7 dias e representa a fase mais radical da dieta, em que são permitidos apenas alimentos cuja composição é de origem animal, ou seja, protéica.

Nessa fase os alimentos permitidos são: carnes magras, fígado, rins, aves, peito de peru ou frango, frutos do mar, alimento laticínios (queijos, leite, iogurtes) e ovos.

Portanto, nessa fase o corpo consome apenas proteínas e as gorduras presentes nos alimentos de origem animal.

dieta dukan

 

 

Fase de Cruzeiro: 

Nessa fase, alguns legumes e verduras com poucos carboidratos são adicionados à dieta, variando um pouco o cardápio. A pessoa passa a combinar as fontes de proteínas junto a saladas.

Esse processo deve ser mantido pelo tempo que demorar para a pessoa atingir o peso desejado. Além disso, recomenda-se o consumo diário de 1,5 litros de água.

Os legumes permitidos nessa fase da dieta dukan são: pepino, berinjela, espinafre, tomate, rabanete, palmito, acelga, cogumelos, escarola, aipo, alho poro, abobrinha, repolho e vegetais folhosos.

Fase de Consolidação: 

Essa fase representa a inserção de outros alimentos, aos poucos, na rotina alimentar, de forma que não haja risco da pessoa sofrer com o temido efeito sanfona (readquirir o peso perdido), que geralmente acontece após a perda de peso rápida.

A fase de consolidação tem duração média de 10 dias para cada quilo que foi perdido nas fases anteriores. A pessoa que esta seguindo essa dieta passa a consumir uma porção de pão integral, uma porção de frutas e uma de queijo. É liberado também o consumo de duas porções de cereais por semana.

Fase de Estabilização Permanente: 

Essa é a fase mais importante, a que deve ser levada a sério pelo resto da vida, como forma de manter o peso após alcançar o corpo desejado.

Essa fase possui como escopo três regras básicas: Realização da Fase de Ataque uma vez por semana, a prática de atividades físicos regulares, e o consumo de 3 colheres de aveia todos os dias, para estimular o bom funcionamento do intestino.

Vantagens da Dieta Dukan

  • Consumir proteínas aumentam a sensação de saciedade, já que esses nutrientes são de digestão mais lenta.
  • Perda de peso rápida.
  • Não há restrição quanto à quantidade de alimento a ser ingerido, apenas aos tipos de alimentos, ou seja, a pessoa não necessariamente passa fome.

 

carne e salada

 

 

Desvantagens da Dieta Dukan

  • Carboidratos são a principal fonte de energia do organismo. Quando deixamos de consumi-los, podemos sofrer com quadros de fraqueza, vertigens, e até desmaios.

 

carboidratos

 

 

  • O grande consumo de alimentos de origem animal carrega consigo uma alta porcentagem de gordura, o que pode contribuir com o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL), e favorecer a obstrução dos vasos sanguíneos, o que a longo prazo, pode levar a quadros de doenças cardiovasculares, como o próprio infarto, por exemplo.
  • O consumo excessivo de proteínas pode sobrecarregar os rins, estimulando o aparecimento de doenças renais e até de insuficiência renal.
  • O desconforto gástrico é outra queixa recorrente entre quem opta pela dieta dukan. Essa condição pode estar associada ao processo de digestão das proteínas, que é mais demorado do que nos demais alimentos.

 

 

A dietas  Dieta Detox é muito importante também vem conferir

Retornar para a pagina inicial

[back-redirect link=”http://mon.net.br/19n66?src=back-redirect-artigos-para-pg-vendas”]

[blank-reload reload=”http://mon.net.br/19n67?src=pg-avaliacao-blanck-reload-artigos”]

Recomendados para você:

5 Comentários





  1. Oi, tudo bom?
    Sabemos bem o quanto é difícil todo o processo de emagrecimento. Mas claro com dedicação e com o acompanhamento correcto, tudo se consegue. Estou aqui para dar força a todas as pessoas que desejam emagrecer com saúde e de uma forma bastante sólida.
    Ficam aqui os meus parabéns ao seu blog.
    Solange

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *