Dieta Equilibrada – Tudo que Precisa Saber

Para seguir uma dieta equilibrada você pode (ou não) consultar um nutricionista. Isso porque, apesar de cada pessoa apresentar um biótipo próprio, uma dieta alimentar equilibrada assemelha-se em quesitos gerais, uma vez que o corpo humano possui necessidades semelhantes.

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Com o passar do tempo, o corpo tende a gastar menos energia, já que o metabolismo diminui conforme envelhecemos. Outros fatores, como sedentarismo e uso de medicação também interfere no funcionamento da taxa metabólica, por isso, é preciso manter uma alimentação adequada, que controle o peso.

Para manter uma dieta equilibrada, é preciso montar um cardápio previamente, e nele devem constar aproximadamente 50% de carboidratos integrais e complexos, ou seja, aqueles ricos e fibras, vitaminas e minerais, que ajudam no bom funcionamento dos órgãos, além de manter a saciedade por mais tempo.

Esses carboidratos devem ser divididos em duas porções de vegetais (verduras e legumes), duas porções de frutas, e três porções de alimentos integrais, como arroz integral, pães integrais, biscoitos integrais, etc.

As proteínas de origem animal (carnes, ovos e derivados do leite) devem ocupar cerca de 20% ou 25% do prato, ou seja, de duas a três porções. Por último, as gorduras podem ocupar apenas 15% na alimentação (uma ou duas porções).

A partir das orientações citadas acima, é possível montar o seu prato de forma correta e ainda ficar de bem com a saúde.

Tire suas dúvidas sobre como seguir uma dieta equilibrada

Qual o conceito de uma dieta equilibrada?

Uma alimentação correta é aquela que segue três regras fundamentais:

  • Variedade: Nunca, jamais, devemos excluir algum grupo alimentar de nosso cardápio. Apenas quando variamos ao máximo os alimentos, nosso corpo encontra todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.
  • Moderação: Como dito acima, todos os alimentos devem ser consumidos, mas desde que haja moderação. É preciso ingerir corretamente cada grupo alimentar (carboidratos, proteínas, gorduras), de forma que não falte e nem sobre determinados nutrientes no organismo.
  • Qualidade: Variar na alimentação não significa consumir alimentos “pobres”, como doces ou refrigerantes. Os alimentos devem conter vitaminas, minerais e fibras.

dieta equilibrada

É correto consumir alimentos diet e light enquanto estamos seguindo a dieta equilibrada? Existe um limite?

Sim e sim. Com certeza os alimentos diet e light ajudam a manter os níveis de açúcares equilibrados, especialmente os light, que também apresentam baixo teor de gorduras além de açúcar.

O ideal é não consumir de forma exagerada, pois tudo em excesso traz malefícios para a saúde e para o organismo em geral.

Dizem que um prato saudável deve ser colorido. Até que ponto isso é verdade? Como uma pessoa sabe que sua refeição esta correta e saudável?

A idéia dessa afirmação é a de que quanto mais colorido for um prato, maior a variedade de vitaminas e nutrientes. Isso não significa que todos os alimentos coloridos sejam saudáveis, por isso é fundamental saber dosar quais alimentos você está colocando no prato.

Uma boa forma de saber se esta montando um prato da forma certa é dividi-lo em três partes iguais, em que uma deve ser ocupada por salada e legumes, a outra deve conter os carboidratos, como arroz ou macarrão, e a última corresponde a uma porção de proteína, que pode ser carne ou ovos.

Lembrando que, em uma dieta equilibrada, a salada deve ser temperada apenas com um fio de azeite e pouco sal.

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