Para seguir uma dieta equilibrada você pode (ou não) consultar um nutricionista. Isso porque, apesar de cada pessoa apresentar um biótipo próprio, uma dieta alimentar equilibrada assemelha-se em quesitos gerais, uma vez que o corpo humano possui necessidades semelhantes.
Com o passar do tempo, o corpo tende a gastar menos energia, já que o metabolismo diminui conforme envelhecemos. Outros fatores, como sedentarismo e uso de medicação também interfere no funcionamento da taxa metabólica, por isso, é preciso manter uma alimentação adequada, que controle o peso.
Para manter uma dieta equilibrada, é preciso montar um cardápio previamente, e nele devem constar aproximadamente 50% de carboidratos integrais e complexos, ou seja, aqueles ricos e fibras, vitaminas e minerais, que ajudam no bom funcionamento dos órgãos, além de manter a saciedade por mais tempo.
Esses carboidratos devem ser divididos em duas porções de vegetais (verduras e legumes), duas porções de frutas, e três porções de alimentos integrais, como arroz integral, pães integrais, biscoitos integrais, etc.
As proteÃnas de origem animal (carnes, ovos e derivados do leite) devem ocupar cerca de 20% ou 25% do prato, ou seja, de duas a três porções. Por último, as gorduras podem ocupar apenas 15% na alimentação (uma ou duas porções).
A partir das orientações citadas acima, é possÃvel montar o seu prato de forma correta e ainda ficar de bem com a saúde.
Tire suas dúvidas sobre como seguir uma dieta equilibrada
Qual o conceito de uma dieta equilibrada?
Uma alimentação correta é aquela que segue três regras fundamentais:
- Variedade: Nunca, jamais, devemos excluir algum grupo alimentar de nosso cardápio. Apenas quando variamos ao máximo os alimentos, nosso corpo encontra todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.
- Moderação: Como dito acima, todos os alimentos devem ser consumidos, mas desde que haja moderação. É preciso ingerir corretamente cada grupo alimentar (carboidratos, proteÃnas, gorduras), de forma que não falte e nem sobre determinados nutrientes no organismo.
- Qualidade: Variar na alimentação não significa consumir alimentos “pobresâ€, como doces ou refrigerantes. Os alimentos devem conter vitaminas, minerais e fibras.
É correto consumir alimentos diet e light enquanto estamos seguindo a dieta equilibrada? Existe um limite?
Sim e sim. Com certeza os alimentos diet e light ajudam a manter os nÃveis de açúcares equilibrados, especialmente os light, que também apresentam baixo teor de gorduras além de açúcar.
O ideal é não consumir de forma exagerada, pois tudo em excesso traz malefÃcios para a saúde e para o organismo em geral.
Dizem que um prato saudável deve ser colorido. Até que ponto isso é verdade? Como uma pessoa sabe que sua refeição esta correta e saudável?
A idéia dessa afirmação é a de que quanto mais colorido for um prato, maior a variedade de vitaminas e nutrientes. Isso não significa que todos os alimentos coloridos sejam saudáveis, por isso é fundamental saber dosar quais alimentos você está colocando no prato.
Uma boa forma de saber se esta montando um prato da forma certa é dividi-lo em três partes iguais, em que uma deve ser ocupada por salada e legumes, a outra deve conter os carboidratos, como arroz ou macarrão, e a última corresponde a uma porção de proteÃna, que pode ser carne ou ovos.
Lembrando que, em uma dieta equilibrada, a salada deve ser temperada apenas com um fio de azeite e pouco sal.
Leia também:
QuitoPlan Funciona? Efeitos, Formulação, Onde Comprar → [ Veja! ]
Quitoplan Emagrece de Verdade? Depoimento: O Quitoplan mudou a minha vida !
Micose de unha: o que causa e como resolver de uma vez!
Artrite: o que é e como tratar?
O que é refluxo e como combatê-lo?
[back-redirect link=”http://mon.net.br/19n66?src=back-redirect-artigos-para-pg-vendas”]
[blank-reload reload=”http://mon.net.br/19n67?src=pg-avaliacao-blanck-reload-artigos”]
Recomendados para você:
Link permanente
Link permanente