Dieta Vegetariana: Tudo o que você Precisa Saber

A dieta vegetariana vem sendo seguida por centenas de pessoas há anos,como a dieta dukan. Ela foi criada por aqueles que decidiram abdicar do consumo de carnes (isso inclui aves e peixes) e de tantos outros produtos de origem animal, seja por motivos éticos, religiosos, ou ambientais.

Ou seja, ela não foi criada para perda de peso, mas acaba sendo uma alternativa para quem quer emagrecer, uma vez que permite o consumo de alimentos pouco calóricos, como frutas, verduras e legumes, e por abolir todos os alimentos de origem animal, que são os grandes responsáveis por aumentar os níveis de gordura saturada e colesterol.

É fácil notar. Dificilmente você vai encontrar um vegetariano que esteja acima do peso. Eles existem, mas são bem raros. Esse conceito ajuda a reforçar a idéia de eficácia por parte da dieta vegetariana na busca pela perda de peso.

 

dieta vegetariana

Como funciona a dieta vegetariana?

A alimentação de quem segue essa dieta consiste basicamente no consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, leguminosas, sementes, cereais e nozes.

Porém, há um segmento de vegetarianos que, apesar de não consumirem as carnes propriamente ditas, se alimentam de produtos derivados de animais, como ovos e laticínios (leite, queijos, iogurtes). São eles os ovo – lacto vegetarianos.

vegetarianos queijo

 

 

Há também aqueles que consomem alimentos derivados do leite, mas excluem os ovos (lacto – vegetarianos)

Vantagens da Dieta Vegetariana

  • Baixa densidade calórica: por ser uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, você acaba ingerindo uma quantidade bem menor de calorias, o que favorece não apenas a perda de peso, como também o baixo nível de colesterol e gorduras saturadas.

 

  • Diminui as chances de doenças cardiovasculares: por manter os níveis de gordura no sangue baixos, previne o surgimento de doenças do coração.

 

  • Favorece o bom funcionamento do intestino e aumenta a saciedade: uma vez que uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas fornece uma grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais, o intestino funciona direitinho e a sensação de saciedade também é favorecida.

Desvantagens da Dieta Vegetariana

  • Restrição dos alimentos de origem animal: ao refrear o consumo de alguns tipos de alimentos, a pessoa deixa ingerir muitos nutrientes, alguns essenciais ao organismo.

salada

 

  • No caso dessa dieta, deixamos de consumir vitamina B12, cálcio, ferro e zinco. A vitamina B12 é encontrada exclusivamente em alimentos de origem animal, e é necessária para síntese de glóbulos vermelhos, o que evita casos de anemia.

 

  • O cálcio é fundamental para a formação e manutenção dos ossos e dos dentes. A restrição desse mineral pode levar ao desenvolvimento de osteoporose.

 

  • O ferro é um dos nutrientes que mais causam danos se consumido em baixa quantidade. Esse mineral é fundamental na composição dos glóbulos vermelhos (assim como a vitamina B12), e é responsável por levar o oxigênio para as devidas partes do corpo. A carne é a principal fonte de ferro. Ele também pode ser encontrado em verduras de folhas escuras, mas em menor quantidade e é menos absorvido pelo organismo.

 

  • O zinco, último nutriente citado aqui, também pode ser encontrado na carne e é necessário para a síntese de várias enzimas, assim como exerce papel fundamental na formação de proteínas e na divisão celular.

Portanto, se você pensa em seguir a dieta vegetariana, é imprescindível que haja acompanhamento médico ou de nutricionista, pois apenas esses profissionais poderão dar a orientação necessária de possíveis alternativas para suprir a falta destes nutrientes, o que geralmente se dá por meio de suplementação.

Voltar para o topo

 

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *