Faça a Melhor Escolha

NÃO É PRECISO PASSAR FOME NEM PRIVAR-SE DAS COISAS GOSTOSAS. BASTA APRENDER A FAZER AS OPÇÕES CERTAS

Faça a melhor escolha, você trocaria uma paçoca por um pouco de farofa? Quem tem filho pequeno certamente já foi pego de surpresa por algum troca-troca. É assim mesmo: a vida é feita de escolhas. E quando se trata de alimentação, a todo instante temos de optar por uma comida e renunciar a outras. “Fazer boas escolhas à mesa resulta em menos lesões, mais estímulos para o treino e maior imunidade contra doenças”.  faça a melhor escolha.

Você deve comer bem para viver melhor, faça a melhor escolha. Aprender a fazer escolhas é o grande segredo da alimentação saudável. Saber a hora de trocar a farinha branca pela integral, a barra de cereal pela de proteína, a cerveja pelo vinho, e assim por diante, só vai olhe trazer benefícios. Não só na forma de mais energia para o treino, como em mais nutrientes e vitaminas para encarar o dia a dia.

“De nada adianta cumprir uma planilha de treino se a alimentação não for bem-feita. A planilha nutricional anda lado a lado com a do treino”. É ela que vai ajudar a recompor as fibras musculares, fornecer energia para a corrida e repor nutrientes após o treino.

É CULPA DA ALIMENTAÇÃO?

Faça a melhor escolha, no fim do dia a dor de cabeça ataca, a indisposição para treinar aumenta e, por mais que você dê o seu melhor, o treino não rende. Todos esses sintomas são indícios de uma má alimentação. Problemas como indisposição, cansaço, alteração do humor, retardo no raciocínio, fraqueza e desmaios também estão associados e maus hábitos alimentares.

FOQUE NA QUALIDADE E FAÇA A MELHOR ESCOLHA

“Precisamos parar com aquela mania de ‘não posso comer isso ou aquilo’. Todo mundo pode comer de tudo, ainda mais se pratica esporte. Um sanduíche não é banido da vida de um atleta, faça a melhor escolha. Oque varia é o tipo de pão e o recheio que ele vai ter”. No caso, você pode ser obrigado a optar entre um sanduba de pão branco com salame ou mortadela e um de pão integral com queijo branco ou ricota (ou peito de peru ou ainda frango desfiado no miolo). Em termos de calorias, pode até ser que os dois se equiparem. Porém, o segundo sanduíche tem mais fibras, menos gorduras e um pouco mais de nutrientes que o primeiro.

UM TROCA-TROCA DE SUCESSO

Não é preciso passar fome nem abdicar das comidas mais saborosas. Para tirar melhor proveito dos alimentos, a pedida é ir alterado a dieta aos poucos, permitindo-se de vez em quando extravagâncias cuidadosamente espaçadas, como aquela comida ou bebida irresistível. Assim fica mais fácil se acostumar com o novo padrão alimentar,  faça a melhor escolha.

 

 

VOCÊ TROCA POR JUSTIFICATIVA
 batata Batata à  batata doce Batata doca? à O índice glicêmico é menor, fazendo com que o açúcar chegue mais lentamente ao sangue e, consequentemente, que você sinta menos fome.
 barra-de-cereal Barra de Cereal  à  barra de proteina Barra de proteína? à No final da atividade física, por exemplo,  a barra de proteína fornece uma relação do aporte de proteínas a carboidratos mais adequada.
 refrigerante- Refrigerante e sucos de caixa à  suco natural Sucos naturais? à Nos sucos naturais há uma quantidade menor de açúcar, ausência de corantes e conservantes e presença de vitaminas e sais minerais.
 arroz branco Arroz branco à  arroz integral Arroz integral? à O arroz integral tem um índice glicêmico menor, além de maior quantidade de fibras.
 farinha-branca Farinha branca (e derivados) à  farinha integral Farinha integral (e derivados)? à As farinhas integrais também apresentam índice glicêmico menor e maior quantidade de fibras.
 cerveja Cerveja à  vinho Vinho? à O vinho é menos calórico e contém polifenóis, que atuam como antioxidantes naturais.
 molho branco Molho branco à  molho vermelho Molho vermelho? à O molho vermelho tem menos gordura e é rico em licopeno, um poderoso antioxidante.
 manteiga Manteiga à  margarina Margarina? à A margarina leva uma pequena vantagem em relação à manteiga, principalmente pela edição de ômega 3 e filoesteróis. Prefira as isentas de gordura trans.
 agua de coco Água de coco à  isotonico Isotônico? à O isotônico controla melhor o índice glicêmico e a osmolaridade.
 queijo amarelo Queijos amarelos à  queijo branco Queijos brancos? à Os queijos brancos têm menos gorduras saturadas.
 carne vermelha Carne vermelha à  carne branca Carne branca? à As carnes brancas têm menos gordura saturada, e no caso os peixes, uma quantidade maior de ômega 3.

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