Reeducação Alimentar Qual a Importância?

Não dá para negar, reeducação alimentar é um termo que está na moda. Considerado o segredo para emagrecer, o método ganhou milhares de adeptos e não se fala em outra coisa quando o assunto é perder peso de forma rápida e efetiva, mas sem perder a saúde.

Mesmo tendo se popularizado, o termo ainda gera dúvidas: afinal, qual a importância desse estilo de vida? E como adotá-lo de forma correta? Descubra aqui essas e outras repostas.reeducação alimentar

Tudo sobre a reeducação alimentar

 

Por que “reeducação”? Simples. Durante nossa infância nossos pais ou responsáveis nos educaram sobre como e o que devemos comer. Porém, nem sempre aprendemos a consumir os alimentos de forma correta.

 

Em decorrência disso, quando ficamos mais velhos, passamos a enfrentar algumas situações, dentre elas: sobrepeso, aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, hipertensão, ou até mesmo diabetes.

Por isso, é importante tomar consciência de que apenas uma mudança nos hábitos alimentares pode nos ajudar a emagrecer e também a sermos mais saudáveis. É ai que entra a reeducação alimentar.

Uma das principais lições sobre como se alimentar corretamente consiste em não abandonar certos grupos de alimentos, pois todos são importantes para o bom funcionamento do organismo. Dessa forma, até mesmo gorduras e carboidratos precisam estar presentes no nosso cardápio, mas na forma e na quantidade corretas.

De maneira geral, podemos listar atitudes que toda pessoa decidida a começar uma reeducação alimentar precisa seguir:

  • Beba água, cerca de 1,5 litro por dia.
  • Evite os alimentos industrializados, embutidos e de fast-food.
  • Evite ao máximo o consumo de refrigerantes, substituindo-os por suco natural ou água.
  • Consuma mais alimentos integrais.
  • Evite as frituras e cortes de carnes mais gordas.
  • Evite queijos amarelos e manteigas.
  • Diminua a frequência da ingestão de doces.
  • Pratique atividades físicas.
  • Se alimente a cada 3 horas.
  • Troque os alimentos industrializados pelos naturais. Por exemplo: faça seu próprio molho de tomate ao invés de comprar o sachê pronto.
  • Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
  • Nunca pule o café da manhã.
  • Coma, ao menos, 3 porções de frutas por dia.
  • Na hora de preparar o alimento, prefira versões grelhadas, assadas ou cozidas ao invés das fritas.

Agora, veja como é simples montar um cardápio:prato saudável

Café da manhã

Consuma sempre os seguintes alimentos:

  • Frutas ou suco de frutas natural.
  • Leite, iogurte ou queijo.
  • Cereais integrais ou torradas integrais.
  • Geléia ou margarina (pequena quantidade)

Almoço e Jantar:

Procure incluir no seu almoço, e no seu jantar, os seguintes alimentos:

  • Uma porção de carne magra (aves, peixes ou cortes magros de carne vermelha)
  • Um cereal, que pode ser arroz, batata, mandioca, ou macarrão.
  • Uma leguminosa, ou seja, feijão, lentilha, grão-de-bico, ou soja.
  • Duas verduras (pelo menos): alface, rúcula, couve, agrião, almeirão, brócolis, repolho, acelga, escarola, espinafre, etc.
  • Dois legumes, pelo menos: beterraba, quiabo, chuchu, cenoura, pepino, vagem, etc.
  • Uma fruta ou suco de frutas.

 

Seguindo as regras e ideias acima, você não apenas dará início a uma reeducação alimentar completa, como também mudará para sempre seu estilo de vida e, consequentemente, conseguirá ter o corpo e a saúde que sempre sonhou!

 

 Confira aqui a Dieta da USP

 

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