Sistema Digestório : Como funciona e suas funções

O sistema digestório é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários ás diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, entre outras. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. São eles:

sistema digestório

FUNÇÕES DO SISTEMA DIGESTÓRIO

Boca: recebe os alimentos, reduz o seu tamanho por meio da mastigação e mistura o alimento com a saliva. Em seguida, através da faringe, envia o alimento mastigado para o esôfago.

 

Esôfago: é um conduto musculoso, de contrações involuntárias, que dá continuidade ao trabalho da faringe, levando o alimento até o estômago. Suas contrações por meio dos movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até o estômago em aproximadamente 2 segundos.

Estômago: recebe o alimento do esôfago, armazenar e mistura esse alimento com as enzimas gástricas e o ácido clorídrico até formar uma mistura semilíquida chamada quimo; após essa etapa ocorre uma lenta passagem do alimento para o intestino delgado, em velocidade adequada para que este realize a digestão e absorção. No estômago se inicia a absorção de alguns nutrientes, como água, álcool e parte da glicose. A capacidade do estômago adulto é de aproximadamente 1,5 litro.

 

Intestino Delgado: é o principal responsável pela absorção dos nutrientes e está dividido em duodeno, jejuno e íleo. O intestino delgado recebe o quimo enviado pelo estômago. O pâncreas, o fígado e a vesícula biliar enviam enzimas digestivas e bile para proporcionar a quebra dos nutrientes. Uma vez liberados, ocorre a absorção desses nutrientes pelas mucosas do intestino, passando para o sangue.

 

Intestino Grosso: é formado pelo ceco, cólon e reto. Sua principal ação é absorver água e alguns produtos finais da digestão, assim como a absorção de algumas vitaminas produzidas pela microbiota intestinal. É também responsável pela formação e armazenamento do bolo fecal.

 

Fígado: sua função é a mais variada e extensiva que qualquer órgão, considerado o mais importante para o metabolismo e armazenamento de nutrientes. Como nem todas as substâncias absorvidas pelo estômago e intestino podem ser diretamente utilizadas pelas células, o fígado altera a composição química de muitas delas, transformando-as em nutrientes mais biodisponíveis, além de armazenar esses nutrientes para quando forem necessários. Também exerce a função de desintoxicação do organismo, preparando as toxinas, drogas, metais tóxicos e substâncias descartadas pelo metabolismo, em forma que eles possam ser eliminados pela urina, fezes e suor.

 

Vesícula Biliar: sua principal função é concentrar, armazenar e excretar a bile, produzida pelo fígado, para o intestino delgado. A bile é fundamental para a fragmentação da molécula de gordura em menores partículas, capazes de serem digeridas pelas enzimas pancreáticas que, por sua vez, as transformam em unidades possíveis de serem absorvidas pela mucosa intestinal.

alimentos permitidos na dieta detox

Pâncreas: é uma glândula com a dupla função de produzir substâncias para o auxílio do sistema digestório e hormônios para o controle da glicose no sangue. Os ácidos pancreáticos produzem o suco digestivo, composto por enzimas e bicarbonato d sódio que são enviados por meio dos ductos para o duodeno sempre que este recebe o quimo do estômago. A função do bicarbonato é neutralizar o pH ácido do quimo, oriundo do suco gástrico.

 

Apêndice: localiza-se no ceco, a primeira porção do intestino grosso. Não se sabe ao certo qual função exerce, porém se sabe que possui grande quantidade de tecido linfoide, importante para atuar como defesa contra infecções locais.

 

Rins: embora não sejam classificados como componente do sistema digestório, os rins exercem funções vitais para a manutenção do meio ambiente interno adequado para o metabolismo. Suas funções principais são: controlar e regular a quantidade de líquidos no organismo, bem como filtrar o sangue, eliminando as substâncias não necessárias às células. Outra função importante dos rins é reabsorver para o sangue substâncias necessárias ao organismo, como glicose e os aminoácidos.

Leia também:

QuitoPlan Funciona? Efeitos, Formulação, Onde Comprar → [ Veja! ]

Quitoplan Emagrece de Verdade? Depoimento: O Quitoplan mudou a minha vida !

O que é refluxo e como combatê-lo?

Chá de hibisco? Conheça uma solução mais eficiente

Quitoplan: As fibras que você sonhou que existissem!

Quitoplan Beneficios, Como Age no Organismo ? Saiba mais sobre esse produto.

Voltar ao topo

Voltar para o topo

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *